sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Atividades...


Concurso: “Regiões do Brasil”

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Taboão da Serra, com o objetivo de valorizar as ações educativas de professores e alunos e consolidar as pesquisas realizadas em torno do tema desenvolvido no desfile de 07 de setembro de 2014, convida todos os alunos da rede municipal de ensino de Taboão da Serra a participar do concurso “Regiões do Brasil”.

 http://educataboao.com.br/images/arquivos/2015%20concurso%20regi%C3%B5es.pdf




Jardim II-B e Jardim II-C
Conhecendo a Região do Nordeste - O Frevo, O carnaval , o Boneco de Olinda...

















 08 de Março - Dia Internacional da Mulher

Desde meados da década de 1960, convencionou-se comemorar o Dia Internacional da Mulher em 08 de março. Essa data é tida como símbolo de uma série de reivindicações e conquistas de direitos, sobretudo no âmbito trabalhista. Entretanto, a escolha dessa data para tal comemoração frequentemente está associadas a equívocos ou a invenções históricas que precisam ser elucidadas.

  http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-da-mulher.htm


ATIVIDADE DO JARDIM II-D - PROF. SILVANA











A Escola Municpal Infantil  Magali desenvolveu algumas atividades com Marchinhas de Carnaval, resgatando a cultura do Carnaval.



O Carnaval chegou aqui no Brasil junto com os Portugueses e naquela época as pessoas comemoravam jogando água, lixo, farinha de trigo e até lama uns nos outros! Já pensou que confusão? Foi só no século 20 que a festa ficou mais elegante, com bailes de máscaras, fantasias e as famosas marchinhas de carnaval, como essa aqui, composta por Chiquinha Gonzaga:
Hoje em dia, o Brasil comemora o carnaval de várias formas diferentes. Tem os blocos nos quais os foliões seguem um trio elétrico e tem também os desfiles das escolas de samba. Essa festa brasileira é muito famosa, a do Rio de Janeiro, por exemplo, é considerada o maior Carnaval do mundo!
 Você sabia que o Carnaval nasceu na Europa, há cerca de 400 anos? Naquela época a Igreja pensava que os 40 dias antes da páscoa deveriam servir apenas para rezar. Nem pensar em comer carne! Pra se prepararem pra esse tempão sem poder festejar, o povo criou uma grande festa com muita bebida, comida, música e dança,  que sempre acontecia 7 domingos antes da Páscoa.  Foi aí que começou o “Carnevale”, que em Latim significa “Adeus à Carne”.

http://cmais.com.br/maiscrianca/vocesabia/a-historia-do-carnaval


Carnaval é cultura popular, cultura é educação















HTPC - HORA DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO

 "Muitas pesquisas a respeito do trabalho do coordenador pedagógico, como mediador no processo de formação contínua de professores, apontam para a necessidade de se investir esforços a fim de que essa formação ocorra dentro da própria escola (Salvador, 2000; Almeida, 2004; Franco, 2000; Garrido, 2000; Menezes, 2000; Vianna, 2001) e deixam clara a importância do papel do coordenador nesse processo. Nesse contexto a HTPC parece ser o espaço ideal para essa atividade de formação contínua. "
http://www4.pucsp.br/pos/lael/lael-inf/teses/noeli2.pdf

Dinâmica do Autorretrato
Objetivo: Aprofundar a percepção de sim mesmo e perceber as motivações que interfere nos pensamentos, sentimentos e ações.
 
Atividades da dinâmica do Autorretrato 

Contamos com a contribuição da Supervisora Escolar:  professora Simone Malaspina, a qual trouxe ao grupo de professores contribuições  de como elaborar um projeto e plano de ensino. É indispensável o professor refletir sobre alguns questionamentos antes de começar a elaborar um projeto, tais quais: Por que elaborar este projeto? Para quem é este projeto? Com quem será aplicado o projeto? Como será aplicado o projeto? O que será aplicado no projeto? Onde será aplicado o projeto? Quanto custa este projeto? Quanto tempo durará este projeto?  Onde divulgar o projeto? Como avaliar o projeto?







Poema:  A Escola é   (Paulo Freire)
 Escola é
 ... o lugar que se faz amigos.
Não se trata só de prédios, salas, quadros,
Programas, horários, conceitos...
Escola é sobretudo, gente
Gente que trabalha, que estuda
Que alegra, se conhece, se estima.

O Diretor é gente,
O coordenador é gente,
O professor é gente,
O aluno é gente,
Cada funcionário é gente.

E a escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um se comporte
Como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”
Nada de conviver com as pessoas e depois,
Descobrir que não tem amizade a ninguém.
Nada de ser como tijolo que forma a parede, Indiferente, frio, só.

Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
É também criar laços de amizade, É criar ambiente de camaradagem,
É conviver, é se “amarrar nela”!

Ora é lógico...
Numa escola assim vai ser fácil!Estudar, trabalhar, crescer,
Fazer amigos, educar-se, ser feliz.
É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.

(Paulo Freire)

CONTRATO DIDÁTICO PEDAGÓGICO FIRMADO PARA 2015.




TEXTO DE REFLEXÃO
Num bairro muito pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Ela frequentava a escola local. Sua mãe não tinha muito cuidado e a criança quase sempre se apresentava suja. Suas roupas eram velhas e maltratadas. Até um dia em que um professor penalizou-se com a menininha. Como uma garota tão bonita pode vir para a escola tão mal arrumada? Separou algum dinheiro de seu salário e, embora com dificuldade, lhe comprou um vestido novo. A garotinha ficou ainda mais bonita no seu vestidinho azul. Quando a mãe viu a menina naquele vestido azul, sentiu que era lamentável que sua filha, vestindo aquele traje novo, fosse tão sujinha para a escola. Por isso passou a lhe dar banho todos os dias, pentear seus cabelos, cortar e limpar suas unhas. Depois de uma semana, o pai falou: “Mulher, você não acha uma vergonha que nossa filha, sendo tão bonita e bem arrumada, more em um lugar como este, caindo aos pedaços? Que tal ajeitar a casa? Nas horas vagas vou pintar as paredes, consertar a cerca e plantar um jardim”. Em pouco tempo a casa da garotinha destacava-se na pequena vila pela beleza das flores que enchiam o jardim, pela limpeza, pelo capricho de seus moradores com seus pequenos detalhes. Os vizinhos ficaram envergonhados por morar em barracos feios e resolveram também arrumar suas casas, plantar flores, usar pintura, água e sabão, além de criatividade. Logo, o bairro estava todo transformado. Um homem que acompanhava os esforços e as lutas daquela gente achou que eles bem que mereciam um auxílio das autoridades. Foi ao prefeito e expôs suas idéias e saiu de lá com autorização para formar uma comissão para estudar os melhoramentos que seriam necessários no bairro. A rua de lama foi substituída por asfalto e calçadas de pedra. Os esgotos a céu aberto foram canalizados e o bairro ganhou ares de cidadania. Tudo começou com um vestidinho azul. Não era a intenção daquele professor consertar a rua, nem criar um organismo que socorresse o bairro. Ele fez o que podia apenas a parte que lhe cabia. Qual será a parte de cada um de nós? Será que basta apontar os buracos da rua, reclamar dos erros do vizinho e cuidar apenas do portão para dentro? É difícil mudar o estado total das coisas. É difícil varrer toda a rua, mas é fácil varrer nossa calçada. É difícil modificar o bairro, mas podemos começar pela nossa casa, deixando-a mais bonita. É difícil reconstruir o planeta, mas é possível dar um vestido azul.


TODOS OS PROFESSORES PARTICIPAM SEMANALMENTE DE 2 HORAS DE TRABALHO COLETIVO COM O OBJETIVO DE FORMAR SEMPRE NOVOS CONCEITOS SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL CONTEMPORÂNEA E SOCIALIZAR OS TRABALHOS DESENVOLVIDO.