"Muitas pesquisas a respeito do trabalho do coordenador pedagógico, como mediador no processo de formação contínua de professores, apontam para a necessidade de se investir esforços a fim de que essa formação ocorra dentro da própria escola (Salvador, 2000; Almeida, 2004; Franco, 2000; Garrido, 2000; Menezes, 2000; Vianna, 2001) e deixam clara a importância do papel do coordenador nesse processo. Nesse contexto a HTPC parece ser o espaço ideal para essa atividade de formação contínua. "
http://www4.pucsp.br/pos/lael/lael-inf/teses/noeli2.pdfDinâmica do Autorretrato
Objetivo: Aprofundar a percepção de sim mesmo e perceber as motivações que interfere nos pensamentos, sentimentos e ações.
Contamos com a contribuição da Supervisora Escolar: professora Simone Malaspina, a qual trouxe ao grupo de professores contribuições de como elaborar um projeto e plano de ensino. É indispensável o professor refletir sobre alguns questionamentos antes de começar a elaborar um projeto, tais quais: Por que elaborar este projeto? Para quem é este projeto? Com quem será aplicado o projeto? Como será aplicado o projeto? O que será aplicado no projeto? Onde será aplicado o projeto? Quanto custa este projeto? Quanto tempo durará este projeto? Onde divulgar o projeto? Como avaliar o projeto?
Poema: A Escola é (Paulo Freire)
Escola é
... o lugar que se faz amigos.
Não se trata só de prédios, salas, quadros,
Programas, horários, conceitos...
Escola é sobretudo, gente
Gente que trabalha, que estuda
Que alegra, se conhece, se estima.
O Diretor é gente,
O coordenador é gente,
O professor é gente,
O aluno é gente,
Cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um se comporte
Como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”
Nada de conviver com as pessoas e depois,
Descobrir que não tem amizade a ninguém.
Nada de ser como tijolo que forma a parede, Indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
É também criar laços de amizade, É criar ambiente de camaradagem,
É conviver, é se “amarrar nela”!
Ora é lógico...
Numa escola assim vai ser fácil!Estudar, trabalhar, crescer,
Programas, horários, conceitos...
Escola é sobretudo, gente
Gente que trabalha, que estuda
Que alegra, se conhece, se estima.
O Diretor é gente,
O coordenador é gente,
O professor é gente,
O aluno é gente,
Cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um se comporte
Como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”
Nada de conviver com as pessoas e depois,
Descobrir que não tem amizade a ninguém.
Nada de ser como tijolo que forma a parede, Indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
É também criar laços de amizade, É criar ambiente de camaradagem,
É conviver, é se “amarrar nela”!
Ora é lógico...
Numa escola assim vai ser fácil!Estudar, trabalhar, crescer,
Fazer amigos, educar-se, ser feliz.
É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.
(Paulo Freire)
É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.
(Paulo Freire)
| CONTRATO DIDÁTICO PEDAGÓGICO FIRMADO PARA 2015. |
TEXTO DE REFLEXÃO
Num bairro muito pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito
bonita.
Ela frequentava a escola local. Sua mãe não tinha muito cuidado e a criança
quase sempre se apresentava suja. Suas roupas eram velhas e maltratadas.
Até um dia em que um professor penalizou-se com a menininha. Como uma
garota tão bonita pode vir para a escola tão mal arrumada? Separou algum
dinheiro de seu salário e, embora com dificuldade, lhe comprou um vestido
novo. A garotinha ficou ainda mais bonita no seu vestidinho azul.
Quando a mãe viu a menina naquele vestido azul, sentiu que era lamentável
que sua filha, vestindo aquele traje novo, fosse tão sujinha para a escola. Por
isso passou a lhe dar banho todos os dias, pentear seus cabelos, cortar e
limpar suas unhas.
Depois de uma semana, o pai falou: “Mulher, você não acha uma vergonha que
nossa filha, sendo tão bonita e bem arrumada, more em um lugar como este,
caindo aos pedaços? Que tal ajeitar a casa? Nas horas vagas vou pintar as
paredes, consertar a cerca e plantar um jardim”.
Em pouco tempo a casa da garotinha destacava-se na pequena vila pela
beleza das flores que enchiam o jardim, pela limpeza, pelo capricho de seus
moradores com seus pequenos detalhes. Os vizinhos ficaram envergonhados
por morar em barracos feios e resolveram também arrumar suas casas, plantar
flores, usar pintura, água e sabão, além de criatividade.
Logo, o bairro estava todo transformado. Um homem que acompanhava os
esforços e as lutas daquela gente achou que eles bem que mereciam um
auxílio das autoridades. Foi ao prefeito e expôs suas idéias e saiu de lá com
autorização para formar uma comissão para estudar os melhoramentos que
seriam necessários no bairro.
A rua de lama foi substituída por asfalto e calçadas de pedra. Os esgotos a céu
aberto foram canalizados e o bairro ganhou ares de cidadania.
Tudo começou com um vestidinho azul.
Não era a intenção daquele professor consertar a rua, nem criar um organismo
que socorresse o bairro. Ele fez o que podia apenas a parte que lhe cabia.
Qual será a parte de cada um de nós? Será que basta apontar os buracos da
rua, reclamar dos erros do vizinho e cuidar apenas do portão para dentro?
É difícil mudar o estado total das coisas. É difícil varrer toda a rua, mas é fácil
varrer nossa calçada. É difícil modificar o bairro, mas podemos começar pela
nossa casa, deixando-a mais bonita. É difícil reconstruir o planeta, mas é
possível dar um vestido azul.
TODOS OS PROFESSORES PARTICIPAM SEMANALMENTE DE 2 HORAS DE TRABALHO COLETIVO COM O OBJETIVO DE FORMAR SEMPRE NOVOS CONCEITOS SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL CONTEMPORÂNEA E SOCIALIZAR OS TRABALHOS DESENVOLVIDO.
TODOS OS PROFESSORES PARTICIPAM SEMANALMENTE DE 2 HORAS DE TRABALHO COLETIVO COM O OBJETIVO DE FORMAR SEMPRE NOVOS CONCEITOS SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL CONTEMPORÂNEA E SOCIALIZAR OS TRABALHOS DESENVOLVIDO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário