sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

HTPC - HORA DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO

 "Muitas pesquisas a respeito do trabalho do coordenador pedagógico, como mediador no processo de formação contínua de professores, apontam para a necessidade de se investir esforços a fim de que essa formação ocorra dentro da própria escola (Salvador, 2000; Almeida, 2004; Franco, 2000; Garrido, 2000; Menezes, 2000; Vianna, 2001) e deixam clara a importância do papel do coordenador nesse processo. Nesse contexto a HTPC parece ser o espaço ideal para essa atividade de formação contínua. "
http://www4.pucsp.br/pos/lael/lael-inf/teses/noeli2.pdf

Dinâmica do Autorretrato
Objetivo: Aprofundar a percepção de sim mesmo e perceber as motivações que interfere nos pensamentos, sentimentos e ações.
 
Atividades da dinâmica do Autorretrato 

Contamos com a contribuição da Supervisora Escolar:  professora Simone Malaspina, a qual trouxe ao grupo de professores contribuições  de como elaborar um projeto e plano de ensino. É indispensável o professor refletir sobre alguns questionamentos antes de começar a elaborar um projeto, tais quais: Por que elaborar este projeto? Para quem é este projeto? Com quem será aplicado o projeto? Como será aplicado o projeto? O que será aplicado no projeto? Onde será aplicado o projeto? Quanto custa este projeto? Quanto tempo durará este projeto?  Onde divulgar o projeto? Como avaliar o projeto?







Poema:  A Escola é   (Paulo Freire)
 Escola é
 ... o lugar que se faz amigos.
Não se trata só de prédios, salas, quadros,
Programas, horários, conceitos...
Escola é sobretudo, gente
Gente que trabalha, que estuda
Que alegra, se conhece, se estima.

O Diretor é gente,
O coordenador é gente,
O professor é gente,
O aluno é gente,
Cada funcionário é gente.

E a escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um se comporte
Como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”
Nada de conviver com as pessoas e depois,
Descobrir que não tem amizade a ninguém.
Nada de ser como tijolo que forma a parede, Indiferente, frio, só.

Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
É também criar laços de amizade, É criar ambiente de camaradagem,
É conviver, é se “amarrar nela”!

Ora é lógico...
Numa escola assim vai ser fácil!Estudar, trabalhar, crescer,
Fazer amigos, educar-se, ser feliz.
É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.

(Paulo Freire)

CONTRATO DIDÁTICO PEDAGÓGICO FIRMADO PARA 2015.




TEXTO DE REFLEXÃO
Num bairro muito pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Ela frequentava a escola local. Sua mãe não tinha muito cuidado e a criança quase sempre se apresentava suja. Suas roupas eram velhas e maltratadas. Até um dia em que um professor penalizou-se com a menininha. Como uma garota tão bonita pode vir para a escola tão mal arrumada? Separou algum dinheiro de seu salário e, embora com dificuldade, lhe comprou um vestido novo. A garotinha ficou ainda mais bonita no seu vestidinho azul. Quando a mãe viu a menina naquele vestido azul, sentiu que era lamentável que sua filha, vestindo aquele traje novo, fosse tão sujinha para a escola. Por isso passou a lhe dar banho todos os dias, pentear seus cabelos, cortar e limpar suas unhas. Depois de uma semana, o pai falou: “Mulher, você não acha uma vergonha que nossa filha, sendo tão bonita e bem arrumada, more em um lugar como este, caindo aos pedaços? Que tal ajeitar a casa? Nas horas vagas vou pintar as paredes, consertar a cerca e plantar um jardim”. Em pouco tempo a casa da garotinha destacava-se na pequena vila pela beleza das flores que enchiam o jardim, pela limpeza, pelo capricho de seus moradores com seus pequenos detalhes. Os vizinhos ficaram envergonhados por morar em barracos feios e resolveram também arrumar suas casas, plantar flores, usar pintura, água e sabão, além de criatividade. Logo, o bairro estava todo transformado. Um homem que acompanhava os esforços e as lutas daquela gente achou que eles bem que mereciam um auxílio das autoridades. Foi ao prefeito e expôs suas idéias e saiu de lá com autorização para formar uma comissão para estudar os melhoramentos que seriam necessários no bairro. A rua de lama foi substituída por asfalto e calçadas de pedra. Os esgotos a céu aberto foram canalizados e o bairro ganhou ares de cidadania. Tudo começou com um vestidinho azul. Não era a intenção daquele professor consertar a rua, nem criar um organismo que socorresse o bairro. Ele fez o que podia apenas a parte que lhe cabia. Qual será a parte de cada um de nós? Será que basta apontar os buracos da rua, reclamar dos erros do vizinho e cuidar apenas do portão para dentro? É difícil mudar o estado total das coisas. É difícil varrer toda a rua, mas é fácil varrer nossa calçada. É difícil modificar o bairro, mas podemos começar pela nossa casa, deixando-a mais bonita. É difícil reconstruir o planeta, mas é possível dar um vestido azul.


TODOS OS PROFESSORES PARTICIPAM SEMANALMENTE DE 2 HORAS DE TRABALHO COLETIVO COM O OBJETIVO DE FORMAR SEMPRE NOVOS CONCEITOS SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL CONTEMPORÂNEA E SOCIALIZAR OS TRABALHOS DESENVOLVIDO.




Nenhum comentário:

Postar um comentário